TRIBUNA LIVRE CARIRI

TRIBUNA LIVRE CARIRI

SITE TRIBUNA LIVRE CARIRI, A NOTICIA A TODO VAPOR!


terça-feira, 7 de abril de 2026

Pacote para conter alta dos combustíveis inclui subsídios e isenções

abril 07, 2026 0




Após semanas de discussão, o governo federal anunciou nesta segunda-feira (6) um pacote de medidas para reduzir os impactos da alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio. 

As ações incluem uma medida provisória (MP), um projeto de lei e decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O conjunto de iniciativas prevê subsídios para diesel e gás de cozinha, além da redução de impostos e apoio ao setor aéreo. A expectativa é aliviar os custos para consumidores e setores produtivos, além de garantir o abastecimento no país.
Subsídios

Entre as principais medidas está a criação de uma subvenção de R$ 1,20 por litro para a importação de diesel, com divisão igual de custos entre União e estados.

O benefício será válido inicialmente por dois meses e pode chegar a R$ 4 bilhões. Inicialmente, o Ministério da Fazenda tinha informado que esse subsídio custaria R$ 3 bilhões.

Também foi anunciada uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com custo estimado de R$ 3 bilhões mensais. Em ambos os casos, empresas deverão repassar a redução ao consumidor.

Além disso, o governo vai zerar os impostos federais sobre o biodiesel, que compõe parte do diesel vendido nos postos, e o querosene de aviação.

Para o gás liquefeito de petróleo (GLP), será concedido subsídio de R$ 850 por tonelada para o produto importado. A medida busca equiparar o preço ao GLP nacional e reduzir o impacto no custo do gás de cozinha, especialmente para famílias de baixa renda.
Outras fontes

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, também informou outras fontes de receita que compensarão o custo das medidas: o Imposto de Exportação de 12% sobre o petróleo anunciada em março; o aumento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que vendem petróleo e as receitas de leilão de petróleo .

Em relação à compensação pela isenção do querosene de aviação e do biodiesel, Durigan anunciou a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros. Segundo ele, essa medida gerará R$ 1,2 bilhão na arrecadação extra para o governo em 2026.
Setor aéreo

O pacote também prevê até R$ 9 bilhões em crédito para companhias aéreas, com recursos operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Nacional de Aviação Civil.

Outra medida é a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o querosene de aviação, além do adiamento do pagamento de tarifas de navegação aérea.

Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, os subsídios e as isenções serão compensados pelo aumento das receitas de royalties de petróleo, que subiram desde o início da guerra no Oriente Médio.
Punições

O governo também anunciou o reforço na fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para evitar aumentos abusivos de preços em situações de crise, como conflitos geopolíticos e calamidades públicas.

O projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência constitucional prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para esse tipo de prática.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não apenas as empresas, mas as pessoas físicas que infringirem a Lei da Economia Popular serão punidas, inclusive os sócios dos estabelecimentos.

Além disso, a MP passa a permitir a interdição de postos de combustíveis que aumentarem os preços de forma abusiva. Até agora, os estabelecimentos eram apenas multados.

Segundo Silveira, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passará a ser obrigatoriamente informado de suspeitas de violação da ordem econômica.

As multas, informou o ministro, serão agravadas conforme o ganho inadequado e a usura do agente econômico.
Oscilações

A MP também traz uma previsão para que os agentes econômicos que recebam as subvenções adotem mecanismos para suavizar as oscilações internacionais de preços.

Segundo o Executivo, o pacote busca reduzir os efeitos da crise internacional sobre os preços internos e manter o Brasil menos exposto às oscilações do mercado global de energia.


(Agência Brasil)

segunda-feira, 6 de abril de 2026

Açude Orós o segundo maior reservatório do estado registrou um aumento de mais 5 centímetros em seu nível neste final de semana

abril 06, 2026 0

A expectativa e a alegria tomam conta do município de Orós e de toda a região do Ceará. O Açude Orós, o segundo maior reservatório do estado, registrou um aumento de mais 5 centímetros em seu nível neste final de semana, chegando a uma marca histórica que o deixa a meros 25 centímetros de sua capacidade máxima. Com as chuvas continuadas e o cenário atual, é iminente a sangria do açude, um fenômeno que não se via desde o ano passado.

A notícia da quase sangria do Orós é motivo de grande celebração e um sopro de esperança para a população. Após um ano, a possibilidade de o reservatório transbordar novamente simboliza não apenas a superação de períodos de estiagem, mas também a renovação da segurança hídrica para milhares de cearenses.

Impacto positivo para a região

A cheia do Orós representa um pilar fundamental para o abastecimento de água de diversas cidades, para a agricultura irrigada e para a pecuária na bacia do rio Salgado e na região do Vale do Jaguaribe. A sangria, quando ocorrer, garantirá um longo período de abundância, permitindo que produtores rurais planejem suas safras com mais tranquilidade e que as comunidades tenham acesso irrestrito à água, um bem tão precioso no semiárido.

Além dos benefícios diretos para a economia e o consumo, a sangria do Açude Orós é um espetáculo da natureza que atrai visitantes e movimenta o turismo local. A imagem das águas transbordando pela parede do reservatório é um símbolo de fartura e resiliência, reforçando a cultura e a identidade da região.

Perspectivas futuras

A iminente sangria do Orós reforça a importância das políticas de gestão hídrica e das recentes chuvas que têm beneficiado o estado. É um lembrete de que, mesmo diante dos desafios climáticos, a natureza pode surpreender e presentear a população com cenários de prosperidade.

Com a contagem regressiva para a sangria, a população de Orós e as comunidades vizinhas se preparam para testemunhar e celebrar este momento, que mais uma vez transformará a paisagem e fortalecerá a esperança de dias cada vez mais prósperos para o CE

Prefeito João Paulo, assina ordem de serviço para modernização de escolas da rede municipal de Mauriti

abril 06, 2026 0

Tem avançado significativamente os inúmeros investimentos feitos na educação pública de Mauriti, a partir da atenção da prefeitura local. Nessa segunda-feira (06), o Prefeito João Paulo Furtado (PT), autorizou ordem de serviço para modernização de mais uma unidade da rede escolar municipal.

Com investimento de quase R$ 2 milhões, a Escola de Ensino Fundamental Sula Leite no Bairro Bela Vista, deve contar com melhorias em toda sua infraestrutura, o que vai garantir mais conforto, segurança e qualidade no ensino ofertado. O evento ocorreu na própria escola.

Em sua fala, João Paulo, lembrou a importância dos investimentos feitos em educação, ressaltando que a sua administração segue priorizando o futuro de crianças e adolescentes. “Os índices nacionais revelam todo o nosso esforço para entregar uma educação verdadeiramente de qualidade para a população de Mauriti”, finalizou.

#jornalismo #educacao #investimento #prefeito #mauriti

Presidente da Câmara do Crato lança abaixo-assinado contra prorrogação de contrato da Enel Ceará

abril 06, 2026 0




O presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Matheus Leite (PDT), lançou nesta semana um abaixo-assinado contra a prorrogação do contrato de concessão da Enel Distribuição Ceará. A iniciativa surge após a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendar, em março, a antecipação da renovação da concessão por mais 30 anos, o que pode estender o contrato até 2058. 

De acordo com o presidente, o abaixo-assinado tem como objetivo mobilizar a população cearense contra a prorrogação do contrato de concessão. A iniciativa, diz ele, busca reunir assinaturas para interromper a prorrogação e solicitar a rescisão do contrato vigente, considerando a necessidade de um serviço de energia mais eficiente e de qualidade para a população. 

“O objetivo é mobilizar a sociedade cearense para que possamos interromper essa prorrogação e discutir um novo modelo de concessão que atenda melhor às necessidades do povo”, destacou o parlamentar. 

Para participar, os cidadãos devem acessar o site Petição Pública, onde é possível assinar o documento mediante autenticação por meio de uma conta no Facebook ou informando nome completo, e-mail e aceitando os termos da plataforma. 

“Após a coleta das assinaturas, o documento será encaminhado à Aneel, ao Ministério de Minas e Energia, à Assembleia Legislativa e à bancada cearense de deputados e senadores no Congresso Nacional. A participação popular é fundamental para fortalecer essa iniciativa e garantir que a voz do povo cearense seja ouvida”, completou Matheus Leite. 



Link para assinar: https://peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR158641

Prefeitura de Cascaval inscreve para concurso até 13 de abril

abril 06, 2026 0


Hora de estudar. Foto: Ilustrativo

A Prefeitura de Cascavel (Região Metropolitana de Fortaleza) prossegue inscrevendo, até o dia 13 de abril, para concurso público. São ofertadas 38 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde.            


Os interessados devem ter ensino médio completo, residência na microárea que deseja ocupar, além de concluir o curso de formação inicial.

A remuneração inicial é de R$ 3.242 para 40 horas seanais.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no site da banca organizadora, o Instituto Consulpam.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00.

Confira as vagas disponíveis:         

Agente Comunitário de Saúde – UBS Sede (6 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Planalto (5 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Caponga (1 vaga)

Agente Comunitário de Saúde – Holanda Marques (2 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – Águas Belas (1 vaga)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Alto (3 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Prata (1 vaga)  

Agente Comunitário de Saúde – UBS Tijucussu (5 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Moita Redonda (1 vaga)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Choró (1 vaga)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Barra Nova (2 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Marta Moura (2 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Guanacés (5 vagas)

Agente Comunitário de Saúde – UBS Marta Helena (2 vagas)  

Agente Comunitário de Saúde – UBS Pitombeiras (1 vaga)

SERVIÇO

*Inscrições no site Consulpam aqui.


Biometria será obrigatória a partir de maio para auxílio-doença, pensão por morte e Bolsa Família

abril 06, 2026 0


Biometria será exigida.

A biometria será obrigatória a partir de maio para benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), pensão por morte e salário-maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família.

A biometria é a identificação por meio de impressão digital, que já faz parte de documentos como CNH, título de eleitor e da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional).

O objetivo da medida é combater fraudes nos benefícios sociais e aposentadorias. A medida passou a ser obrigatória por meio de lei, mas com prazo gradual até 2028, para todos fazerem o cadastro biométrico.

Quem já tem biometria na CNH, no título de eleitor ou na carteira de identidade não precisa se preocupar, por enquanto.

Quem não tem biometria cadastrada e for pedir um novo benefício precisará fazer a CIN (Carteira de Identidade Nacional), que passará a ser obrigatória para todos os benefícios federais a partir de 2028.

Pessoas acima de 80 anos estão dispensadas de cumprir essa medida, assim como migrantes, refugiados e moradores no exterior.

Exigência

A exigência foi aprovada em lei pelo Congresso Nacional e passou por um processo de definição sobre a forma de regulamentação.

Desde 21 de novembro de 2025, começou a ser exigido o documento atualizado dos novos beneficiários do INSS e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Atualmente, mais de 150 milhões de brasileiros já têm biometria registrada em alguma das bases do governo (CIN, TSE e CNH). Além disso, quase 50 milhões aderiram à CIN.

A partir de 2028, todos os beneficiários deverão ter a Carteira Nacional de Identidade, que será a base principal para o cadastro biométrico no país.

O documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país, e no formato físico e digital.

(Com R7.com)

Polícia Militar do Ceará recebe 49 novas viaturas para reforçar a segurança em 28 municípios

abril 06, 2026 0

De 2023 até o momento, as Forças de Segurança do Estado tiveram incremento de 1.321 novas viaturas

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (6), mais 49 novas viaturas à Polícia Militar do Ceará (PMCE) para reforçar o policiamento em 28 municípios cearenses. A entrega ocorreu no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, com a participação do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da cúpula da Segurança Pública, entre outras autoridades.

“Os resultados nos indicam que nós devemos continuar no caminho de fortalecimento das Forças de Segurança, como o aumento de efetivo das polícias Militar e Civil, melhoria das condições, seja com viaturas, armamentos, proteção desse policial, investindo em viatura com blindagem, coletes. Isso garante mais policial na rua para fazer o enfrentamento ao crime organizado”, afirmou o governador.

As 49 viaturas, que são do modelo Jeep Comander, serão distribuídas para os seguintes municípios: Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Eusébio, Cascavel, Horizonte, Crateús, Novo Oriente, Nova Russas, Ipú, São Benedito, Camocim, Chaval, Granja, Canindé, Pentecoste, Jijoca de Jericoacoara, Orós, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Banabuiú, Aracati, Icapuí, Palhano, Jaguaribe, Sobral, Cruz.

“As viaturas vão reforçar o Policiamento Ostensivo Geral, Força Tática, Patrulhamento Rural, CPRaio e o Batalhão do Meio Ambiente, atendendo os municípios contemplados”, explicou o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio.

Desde 2023, as Forças de Segurança do Ceará receberam 1.321 novas viaturas. Do total, 911 foram destinadas à PMCE, sendo 136 viaturas com blindagem.

“Um estado com as dimensões do Ceará precisa muito ter esse reforço para a polícia que faz um papel ostensivo e é responsável pela prevenção de casos de criminalidade. Todo esse tipo de suporte é fundamental para que o nosso policial possa estar protegido e se dedicar à missão de proteger a população”, enfatizou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.